Participamos da criação e atuamos ativamente em parceria com o GAPO - Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico, entidade não-governamental localizada em Teixeira de Freitas, que visa contribuir com o atendimento e assistência aos pacientes com câncer do extremo sul da Bahia.

Mais do Gapo

A idéia da criação do GAPO - Grupo de Apoio à Pacientes Oncológicos, surgiu através de um dialógo numa viagem de ônibus Vitória – Teixeira de Freitas, quando, então, retornavam de uma sessão de quimioterapia, suas idealizadoras e fundadoras: Elda Benites – Presidente e Celina Bartelli Santana – Vice presidente, pela conscientização das dificuldades dessas viagens para tratamento. Desta época até aqui já se foram alguns anos, mas a idéia permaneceu presente e foi se consolidando com a chegada de outros adeptos.

Chegou a Dra.Célia Midori Tokushige (hoje Diretora Administrativa da entidade) que se apaixonou pela idéia e apoiou na formação de uma associação. Depois de quase um ano veio a esse encontro Fernanda Schaper (Diretora Técnico Assistencial), uma Assistente Social que, desprendida, compreendeu as intenções do GAPO e fortificou as idéias da associação. Nesse meio tempo, tivemos outra pessoa que apoiou a idéia e que não está mais entre nós, o Sargento Paulo – Pastor da Igreja Batista que já voltou para junto do Pai, mas que sabemos que se aqui estivesse estaria nesta luta junto conosco. A partir daí foram chegando os outros componentes do grupo: Lauro Negreiros (Diretor Jurídico e “um grande presente”), Mirian Ferreira (Diretora Social e uma guerreira pela idéia), Marizete Vendermurem da Silva (primeira tesoureira) Ednilson Porto Correia (segundo tesoureiro) Márcia Alves Caíres (primeira secretária) Osmundo Nogueira Gonzaga (segundo secretário), Roseane Cristina Simões Rosa (Presidente do Conselho Fiscal e “uma lutadora e defensora pela concretização do projeto”), Vânia Greich e Dr. Mário Frigeri compondo o conselho fiscal e, ainda Marcelo Calazans como Musicoterapeuta da entidade, todos envolvidos pelas idéias do projeto.

O Projeto GAPO tem por objetivo contribuir no atendimento e assistência ao paciente com câncer na área médica (um bom atendimento com atenção e carinho), na área psicosocial onde o paciente encontre equilíbrio emocional (terapia individual e em grupo) e social (diversas atividades de integração) para o convívio na comunidade e, também na área jurídica (palestras e esclarecimentos) onde tome conhecimento de todos seus direitos visando sempre o resgate da cidadania e qualidade de vida com a participação e integração do doente na sociedade.

Para realizar estas idéias teremos várias atividades na nossa sede social que está localizada na Rua Alagoas, 108 – bairro Santa Rita em Teixeira de Freitas e convidamos a todos que se façam presente nessa idéia, nos visitando e participando.

Fonte: Sulbahianews, 08/04/2009

http://www.sulbahianews.com.br/ver.php?id=2760